terça-feira, 6 de dezembro de 2011

É considerado preocupante a falta de água do rio Pataxó e comunidades são afetadas






O município de Ipanguaçu é conhecido não apenas na região, mas também em outros estados pelo sofrimento do seu povo durante o inverno, devído as enchentes provocadas principalmente pelo rio Pataxó.

Interessante é que agora, a realidade se reverteu totalmente e, o rio está seco.

Observe a foto á esquerda, somente barro seco e alguns pedaços de madeira. Cadê a água? Essa pergunta está sendo ecuada por dezenas de trabalhadores ruarais do município de Ipanguaçu.

Até mesmo os animais estão sendo prejudicados com a falta do precioso líquido.

O rio não havia secado desde os tempos de Garibaldi Filho governador.
Para irrigar uma pequena plantação de bananas, os agricultores Chico de Etelvina e Francisco de Zé Bento, uniram-se, cavaram um pequeno buraco no leito do rio na tentativa de salvar a bananeira.

Após enfrentarem as cheias do Rio Pataxó no primeiro semestre, os agricultores do município de Ipanguaçu vivenciam agora um momento de escassez de água no rio.

 O problema é que o canal do Pataxó, duto que leva água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá, para o rio Pataxó, em Ipanguaçu, está com a estrutura danificada em diversos pontos, prejudicando, especialmente, os pequenos produtores ipanguaçuenses.

Em alguns pontos, o Rio Pataxó já secou. O quadro é mais crítico na altura das comunidades de Pau de Jucá, Picada e Itú, onde o nível da água do Pataxó está muito baixo.

Matéria publicada no jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira postagens antigas.